Chatbot: o futuro do marketing no Facebook
24/07/2017
Saiba por que seus anúncios no Facebook são bloqueados
04/10/2017
Mostrar tudo

14 dicas incríveis de marketing no Facebook

Não existe marketing digital que não leve em consideração o Facebook. Afinal a rede criada por Mark Zuckerberg tem cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos (que acessam a rede pelo menos uma vez por mês). Ao mesmo tempo, a concorrência pela atenção dos usuários é cada vez maior. O algoritmo do Facebook exibe suas postagens para cada vez menos pessoas, apesar do número crescente de usuários. Isso acontece porque há cada vez mais gente e empresas produzindo conteúdo, e é impossível expor cada usuário a essa quantidade imensa de informação. Então como fazer para que sua página no Facebook se torne um sucesso? Confira agora 14 dicas incríveis de marketing no Facebook.

  1. Forneça o máximo de informações possíveis

Ao criar sua página, coloque a maior quantidade de informações possíveis. Dê o melhor de si para não deixar nenhum espaço em branco. Faça uma breve descrição sobre a companhia, coloque endereço físico, telefones, horários de funcionamento e tudo mais que você achar relevante.

  1. Seja conciso

Colocar todas as informações não significa escrever textos maçantes. Seu seguidor deve ter acesso à maior quantidade possível de informação sobre sua empresa, mas sempre com textos curtos. Não é preciso nem dizer que erros de gramática são inaceitáveis, né?

  1. Tenha um objetivo de marketing no Facebook

Você não criou sua empresa simplesmente para passar o tempo. Ela tem um objetivo, que pode ser o de gerar lucros ou o de ajudar pessoas ou instituições. Com sua página no Facebook é a mesma coisa.

Defina qual será o objetivo de sua página. Pode ser vendas, aumentar o conhecimento de sua marca, conhecer as tendências do mercado e do comportamento do consumidor, atrair visitantes para seu site. As opções são infinitas e você pode ter mais de um objetivo. O importante é que você possa mensurar se atingiu ou não esses objetivos após um determinado período.

  1. Tenha um planejamento de conteúdo

No Facebook, assim como nos blogs, conteúdo é a chave de tudo. Por isso, prepare um calendário de conteúdo para sua página, incluindo o objetivo de cada postagem, dia da semana ideal e horário em que poderá alcançar uma audiência maior.

  1. Abuse da opção de “agendamento”

O Facebook permite que as páginas “programem” (ou “agendem”) as postagens ao longo da semana. Não tenha medo de usar essa ferramenta. Ela agiliza o trabalho do social media manager e é a melhor amiga dos gestores de marketing no Facebook. Uma boa dica aqui é tirar um dia da semana para programar todas as postagens e passar os demais dias apenas interagindo com os seguidores.

  1. Interaja imediatamente

Essa dica é uma complementação da anterior. Quanto mais rápido você interagir com seus seguidores, mais reconhecimento e vendas obterá.

Lembra do planejamento de que falamos anteriormente? Esteja aberto a abrir (várias) exceções. Se surgir alguma novidade na sua empresa ou no seu mercado, fuja do planejamento original e faça uma postagem imediatamente.

Nas redes sociais, o conteúdo é consumido em curto prazo. Assim, nunca deixe informações “quentes” para depois.

Siga o exemplo do Netflix. A rede de streaming tem uma programação de postagens da sua série “House of Cards”, mas não perde uma chance de fazer brincadeiras com o público brasileiro sempre que um escândalo político novo acontece por aqui.

  1. Seja informal

Fale de pessoa para pessoa, ou seja, nada de linguagens muito formais ou textos excessivamente rebuscados. O diálogo nas redes sociais exige jogo de cintura e informalidade.

  1. Responda os comentários

A comunicação no Facebook é de mão-dupla. Para poder falar, você tem de saber ouvir. Estabeleça um diálogo com sua audiência, respondendo os comentários e incentivando o diálogo, mesmo no caso de críticas.

  1. Seja relevante

O conteúdo publicado em sua página deve ser relevante e interessante. Mas o que é interessante para um seguidor pode ser chato para outro. Então como decidir qual tipo de conteúdo produzir? Simples: tenha em mente a sua persona.

Persona é um perfil fictício de seu potencial comprador. Ao criar uma persona, leve em consideração os gostos de seus clientes, seus objetivos de vida, medos e obstáculos. Sabendo disso tudo, ficará mais fácil construir conteúdo difícil de ser ignorado.

Mas atenção: nada de “achismos”. A persona deve ser criada tendo como base informações reais obtidas por meio de muita pesquisa.

  1. Não seja egocêntrico

Você já teve o desprazer de conversar com alguém que só fala de si? É muito chato, para não dizer desagradável. Não caia na tentação de falar apenas sobre seus produtos ou serviços. Fale de outros temas que sejam de alguma forma relacionados à sua empresa, como novidades do mercado ou dicas de uso de produtos ou serviços. Além de ser mais simpático, você corre o ótimo risco de se tornar uma autoridade da sua área de atuação.

  1. Não se ausente

Pior do que não ter perfil em uma rede social é ter o perfil e deixá-lo às moscas. Ao passar muito tempo sem atualizar a própria página, a empresa passa a imagem de desleixo, de que está enfrentando problemas, de desorganização ou até mesmo a impressão de que não se importa com seus clientes. Um grande perigo para a imagem da companhia e uma péssima ação de marketing no Facebook.

  1. Teste, avalie, recomece

Só há um jeito de saber o que funciona melhor no Facebook: testando. Publique diferentes conteúdos, com diferentes formatos e linguagens. Avalie os resultados e em seguida comece a apostar naquele tipo de conteúdo que dá mais certo. Não pense nos erros como um tempo perdido, mas como um tempo investido para obter melhores resultados.

  1. Segmente

Chegou agora no Facebook e quer aumentar sua base de fãs rapidamente? Faça campanhas na rede social e aproveite o enorme poder de segmentação desenvolvido por Mark Zuckerberg e Cia. Você poderá exibir seu anúncio apenas para aquelas pessoas com grandes chances de comprar seu produto ou serviço.

  1. Fidelize os clientes

No Facebook é possível até mesmo criar uma campanha para atingir apenas aquelas pessoas que já são suas clientes. Para isso basta criar uma audiência usando sua lista de emails já existente. Não perca essa chance.

Quer continuar por dentro das melhores estratégias de marketing no Facebook? Pois então me siga por lá. Até o próximo texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *