14 dicas incríveis de marketing no Facebook
24/08/2017
Mostrar tudo

Saiba por que seus anúncios no Facebook são bloqueados

Você cria suas personas, seleciona o público a ser atingido no Facebook, insere dados demográficos, faz uma ginástica para descobrir qual o valor ideal por impressão ou clique. Essa campanha tem tudo pra bombar! Mas eis que, depois de você solicitar o início da campanha, surge o aviso de que ela foi reprovada pelo Facebook. O que pode ter acontecido?

O erro mais comum ao fazer um anúncio, principalmente no caso de principiantes que não contaram com uma consultoria, é o desconhecimento sobre as políticas e regras do Facebook Ads. Mas que regras são essas?

Dentre outras coisas, é proibido tentar enganar os usuários (imputando, por exemplo, qualidades claramente falsas a um determinado produto) e criar materiais ofensivos.

Por material ofensivo não entenda apenas o uso de palavrões ou palavras chulas. Por exemplo, não crie anúncios que denigram a imagem de seus concorrentes.

Públicos personalizados

Outro item a ser levado em consideração diz respeito aos públicos personalizados (aquele em que você coloca os endereços de emails ou telefones das pessoas que você quer atingir). O Facebook exige que o anunciante informe previamente os destinatários da campanha de que seus dados podem ser usados em ações publicitárias.

Se, por algum motivo, a empresa acreditar que os dados foram obtidos de forma ilícita (por meio de compra de listas de emails, por exemplo), sua campanha pode ser recusada.

Moral e bons costumes no Facebook

Alguns tabus da vida real também são tabus no Facebook Ads. Sites com conteúdo sexual adulto, por exemplo, não podem ser anunciados (a menos que sejam sites de planejamento familiar ou métodos contraceptivos). Sites de encontros são um tiro no escuro. Não há uma política clara do Facebook sobre o assunto, então alguns anúncios são aprovados e outros não.

Anúncios de bebidas alcoólicas são permitidos no Brasil, desde que direcionados a maiores de 18 anos. Por outro lado, você nunca verá no Facebook anúncios de cigarros ou armas.

As limitações são muitas, mas para facilitar sua vida e evitar perda de tempo, confira os produtos que têm publicidade restrita no Facebook:

  • Cigarros e drogas (incluindo produtos farmacêuticos)
  • Suplementos alimentares duvidosos ou inseguros (o Facebook não informa qual é seu conceito de “duvidoso”)
  • Armas, munição e explosivos
  • Documentos falsos (diplomas, passaportes, identidades, etc)
  • Anúncios com conteúdo violento ou sensacionalista
  • Equipamentos de vigilância, malware ou spyware
  • Anúncios de produtos para perda de peso, com imagens de “antes” e “depois” (produtos para perda de peso podem ser anunciados, desde que direcionados para maiores de 18 anos)
  • Qualquer tipo de conteúdo adulto
  • Marketing multinível
  • Empréstimos financeiros
  • Leilões informais

“COMO” é tão importante quanto “O QUÊ”

Agora uma dica importantíssima. No Facebook Ads, como você anuncia é tão importante quanto o quê. Mesmo que seu produto não esteja em nenhuma das categorias acima, é possível que seu anúncio seja bloqueado.

Ao fazer seu anúncio, leve em consideração a imensa preocupação que o Facebook tem com a privacidade dos seus usuários. Isso significa que, se seu anúncio for excessivamente específico, ele pode ser bloqueado. Vejamos exemplos de anúncios excessivamente segmentados e que, por isso, podem não ser aprovados pela companhia:

  • “Site de encontros para evangélicos iguais a você” (prefira “conheça essa site de encontros voltados exclusivamente aos evangélicos)
  • “Seu nome está sujo, limpe agora” (prefira “limpamos nomes nos serviços de crédito”)

Mesmo que o Facebook aprovasse esse tipo de anúncio, quais resultados seriam obtidos? Provavelmente a taxa de conversão seria muito baixa. As pessoas se assustariam ao imaginar que sua empresa sabe tanto sobre elas.

Outro cuidado com o Facebook diz respeito a temas polêmicos ou textos e imagens que possam ser considerados preconceituosos. Assim, sua campanha certamente será bloqueada se fizer comentários sobre:

  • Raça
  • Xenofobia
  • Idade
  • Orientação sexual, práticas sexuais ou identidades de gênero
  • Condições médicas (incluindo deficiências físicas ou mentais)
  • Situação financeira da persona
  • Registros criminais
  • Nomes (isso mesmo, seu anúncio não pode ser direcionados a “Joãos” ou “Marias”)

No mais, use o bom senso. Nunca coloque em uma campanha textos ou imagens que você não utilizaria no seu próprio perfil. Isso inclui nudez, discurso de ódio, violência, imagens fortes, bullying ou abuso psicológico.

Como funciona a análise das campanhas

Como se poder ver, são muitos os motivos para que uma campanha seja “barrada”, mas não há nenhuma surpresa neles. Trata-se basicamente de itens que seriam censurados em qualquer grande veículo de comunicação.

Campanhas bloqueadas não são raridade, mas é bem possível que você nunca enfrente esse problema. Mas uma coisa que certamente você enfrentará, se é que ainda não passou por isso, é a demora em ter sua campanha aprovada.

O segredo aqui é um só: ter paciência. O tempo para uma campanha ser aprovada (ou reprovada) varia de cinco minutos a dois dias. Assim que você cria sua campanha, ela entra em uma fila e fica à espera de análise. Mas eu tenho um segredo para acelerar esse tempo de análise.

Procure criar suas campanhas em horário comercial. Campanhas criadas fora desse horário costumam demorar mais para serem aprovadas. Preferencialmente crie suas campanhas pela manhã. É o horário em que se obtém resultados um pouco mais rápidos.

“Meu anúncio segue as regras, mas foi recusado assim mesmo”

Sim, infelizmente isso acontece. A revisão das campanhas é feita inicialmente pelos computadores do Facebook. Caso eles fiquem em dúvida sobre a conformidade ou não do anúncio, as peças são encaminhadas para análise dos funcionários da rede social.

Se você tem certeza de que seu anúncio obedece às regras, submeta-o de novo. O anúncio que foi recusado por um analista pode ser aceito por outro, já que se trata de uma análise subjetiva.

Mas atenção! Ter muitos anúncios rejeitados pode deixar sua conta “marcada”. Alguns estudiosos acreditam que cada conta de anunciante tem um “escore de confiabilidade”, e anúncios rejeitados diminuem seu escore, tornando ainda mais demorado o processo de análise dos anúncios.

Gostou do artigo? Então deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *