5 passos para criar o seu 1º anúncio no Facebook
12/07/2017
14 dicas incríveis de marketing no Facebook
24/08/2017
Mostrar tudo

Chatbot: o futuro do marketing no Facebook

Quais resultados sua empresa obteve com o uso de chatbot no Facebook? O quê? Como assim sua empresa ainda não usa chatbots? Desde que o Facebook anunciou a possibilidade de criação de chatbots no ano passado (sim, sua companhia está 1 ano atrasada), mais de 100 mil páginas passaram a utilizar a ferramenta para interagir com seus seguidores.

Mas vamos por partes. Afinal, o que são chatbots do Facebook Messenger? Chatbots são “robôs de chats”. Quando o cliente da sua empresa envia uma mensagem para a companhia por meio do Facebook Messenger, um “robô” é ativado e começa a conversar com aquele usuário, ajudando-o em sua solicitação e, inicialmente, sem a presença de humanos.

Os atendentes reais só entram em ação caso o usuário solicite do robô alguma informação ou atitude para a qual ele não tenha conhecimento ou autorização para realizar.

Popularização do chatbot

A ascensão do chatbot no Facebook é fruto da imensa comunidade de pessoas que utilizam a rede social de Zuckerberg. O Facebook tem cerca de 1,2 bilhão de usuários ativos. Esses usuários trocam 2 bilhões de mensagens com empresas todos os meses. Assim, é fácil inferir que os consumidores estão cada vez mais utilizando o Messenger como o serviço primordial de atendimento ao consumidor, em detrimento de ferramentas mais tradicionais como telefone e email.

É importante destacar que o Facebook é utilizado atualmente por cerca de 65 milhões de empresas. Dessas, 20 milhões usam o Messenger para conversar com seus clientes. Mas por quê o Messenger tem ganhado tanta importância?

Anúncios no Facebook que encaminham o consumidor para um site externo ou para um aplicativo têm alta taxa de rejeição. Cerca de 40% das pessoas que clicam em um anúncio tendem a interromper a jornada antes mesmo da página de destino abrir. Assim, é natural que o uso de ferramentas nativas do próprio Facebook estejam se popularizando. Consumidores que não têm sua jornada de compra interrompida são mais propensos a chegarem até a base do funil de vendas para concluir a compra.

Por que você deve utilizar chatbot no Facebook Messenger

A maioria das pessoas imagina que apenas seguidores de uma página utilizam o Facebook Messenger para se comunicar com uma empresa. Mas isso não é verdade. Imagine que você está precisando de uma informação sobre determinado produto. Você pode conversar com o robô-vendedor via Messenger, sem necessariamente precisar seguir a página daquela empresa. Mas se, durante a conversa, você recebe informações relevantes e interessantes sobre a companhia, é capaz que você decida se tornar um seguidor da página após o encerramento da conversa com o robô.

Como você pode por este exemplo, empresas podem utilizar chatbot para aumentar o número de seguidores de uma página, e não apenas para interagir com os já existentes.

Mobile marketing

É possível ainda utilizar o chatbot para implementar uma estratégia de mobile marketing sem a necessidade de construir um aplicativo próprio. Com o Facebook Messenger, uma companhia pode fazer o envio de mensagens que aparecem como um pop-up em seus computadores ou celulares. É possível utilizar essa funcionalidade para conversar com as pessoas, realizar pesquisas de satisfação, enviar anúncios e promoções, e muito mais.

Imagine, por exemplo, o benefício que um restaurante pode obter ao enviar mensagens automáticas a seus clientes, ao meio-dia? Melhor ainda se a mensagem levar em consideração, por exemplo, o clima na cidade ou um evento festivo: “que tal aproveitar o friozinho para ficar em casa assistindo um bom filme? Peça pelo nosso delivery e aproveite as promoções de pizza”. Quem resistiria?

Estratégia de marketing para o Messenger

A estratégia para aumentar sua audiência no Messenger é basicamente a mesma de qualquer outra plataforma. A diferença é que, ao invés de fazer uma postagem e deixar as pessoas lerem, apenas acompanhando a quantidade de visitas, com o Messenger você pode ter uma conversa 1:1 com seu potencial cliente.

Isso pode ser feito por meio de scripts. Scripts são conversas pré-escritas pela sua equipe, e que acontece entre seu robô e sua audiência. Seu robô diz alguma coisa, sua audiência responde, o robô “lê” e responde ao comentário, e assim por diante. Não há um limite para o tamanho da resposta do robô. Cada diálogo tem o conteúdo e o tamanho que você achar melhor.

Os scripts podem ser utilizados para passar informações (como o horário de funcionamento ou o cardápio do dia), ensinar algo (como uma receita ou como configurar um aparelho), enviar conteúdo exclusivo ou vender produtos. As opções são ilimitadas, e  não estão restritas à utilização de textos. As marcas podem, por exemplo, enviar videoclipes musicais ao seu público mais jovem, ou enviar mensagens de áudio ao invés de mensagens de texto. As possibilidades são infinitas.

Mesmo que você ainda não tenha entendido a importância do marketing de conteúdo, não abra mão do chatbot. Ele pode ser um vendedor bastante ágil. Ao invés do seu consumidor ter de procurar por “um frango xadrez” no catálogo de produtos do seu ecommerce, por exemplo, ele simplesmente acessa o Facebook Messenger e escreve “frango xadrez”. Seu robô então será o responsável por passar valores e pegar o endereço de entrega. Chatbot é engajamento, fidelização e venda, tudo junto e ao mesmo tempo.

Vantagem competitiva

Esta é uma boa chance de sua companhia se destacar da concorrência. Pense comigo: de acordo com o próprio Facebook, o chatbot é o futuro do marketing digital. Ao mesmo tempo, apenas 100 mil empresas, de um total de 65 milhões, já usam o chatbot para interagir com o usuário. Por que não implementar um chatbot exclusivo imediatamente e largar na frente na briga pela atenção do consumidor?

Leve em consideração que o chatbot não deve ser apenas reativo, mas também proativo. Ele não deve ser utilizado apenas quando solicitado pelo usuário. Incentive seus seguidores a conversarem com seu robô, oferecendo conteúdo exclusivo para seus clientes. Redes de restaurante podem pedir para as pessoas entrarem em contato via Messenger para receber o vídeo de uma receita. Uma concessionária de veículos pode compartilhar pelo Messenger vídeos de possantes carros esportivos. Lojas de roupa podem dar dicas de moda…

Quer saber mais sobre como os chatbots no Facebook podem te ajudar a interagir com seus potenciais clientes para vender mais? Então clique no link abaixo e veja como funciona o meu chatbot na prática. Siga o fluxo do robô para saber mais e aperte os botões que forem do seu interesse. Se você quiser se descadastrar, basta digitar “descadastrar” a qualquer momento.

CLIQUE AQUI >> QUERO ACESSAR O ROBÔ DO ROGÉRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *