Facebook, Google e a jornada do consumidor
23/06/2017
5 passos para criar o seu 1º anúncio no Facebook
12/07/2017
Mostrar tudo

Como usar gatilhos mentais para gerar mais vendas

Esse texto ficará no ar apenas para os 10 primeiros visitantes, leia enquanto pode. O blog sairá do ar em exatos trinta minutos. A maior autoridade de marketing digital chamou esse texto de “imprescindível”. Não, nada disso é verdade. Mas se você ficou interessado em ler esse post após ver as frases acima, é porque você – assim como quase todo mundo – é seduzido pelos gatilhos mentais.

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que fazem o cérebro do consumidor (ou, nesse caso, do leitor) tomar decisões rapidamente. É como se, ao ouvir um gatilho mental, o cérebro decidisse realizar operações no automático. O cérebro diz “compre logo, porque estou muito ocupado para analisar as consequências disso agora”.

Como você já deve ter percebido, é possível usar gatilhos mentais para aumentar as vendas de produtos online. Veja agora alguns exemplos de gatilhos mentais que você pode utilizar no seu ecommerce.

  • Escassez

Um dos gatilhos mentais mais usados, o gatilho da escassez atrai muitos consumidores que não querem perder a chance de realizar um negócio vantajoso. Isso acontece porque nosso cérebro “acredita” que, se algo é raro, então tem valor.

Agências de turismo online usam muito o gatilho da escassez para aumentar suas vendas. Faça uma pesquisa, por exemplo, no site booking.com. Você verá que, enquanto pesquisa por determinado hotel, alguns  pop-ups surgem na tela. Eles informam que “restam apenas X unidades disponíveis naquele hotel”.

O mesmo acontece no Airbnb. O site informa que “há uma grande procura por habitações no período pesquisado. Recomendamos que você faça uma reserva já”.

Difícil de resistir, não é mesmo?

  • Urgência

“O blog sairá do ar em exatos trinta minutos” foi uma das iscas que utilizamos para chamar sua atenção no início do texto. Esse é o gatilho mental da urgência. O exemplo mais bem-sucedido de gatilho mental de urgência é a Black Friday. Como é uma ação que dura apenas 24 horas, seu cérebro te convence de que não há tempo para fazer pesquisa de preço e você precisa aproveitar aquela promoção dita imperdível.

  • Novidade

O gatilho da novidade é altamente explorado pelo segmento de celulares, videogames e televisores. Afinal de contas, você comprou o modelo PingPhone 9 no ano passado, mas agora foi lançada a versão PingPhone 10, com funcionalidades melhoradas.

Novidades nos tiram da zona de conforto e liberam dopaminas (substância responsável pela sensação de prazer) no cérebro. Use o gatilho da novidade em seu negócio, de tempos em tempos, para atrair mais clientes ou conquistar novos.

  • Prova social

Imagine que você está pesquisando na internet um hotel para se hospedar. Qual você escolheria, aquele que tem 50 avaliações positivas, ou aquele com 49 avaliações positivas? Certamente você ficaria com a primeira opção, especialmente se ela vier acompanhada de depoimentos apaixonados de hóspedes antigos.

Assim, utilize provas sociais no seu negócio, exibindo avaliações reais sobre seus produtos. Você pode ainda unir a prova social com o gatilho da autoridade. Uma pessoa é autoridade quando é vista por outros indivíduos como alguém com mais conhecimento, superior de alguma forma. Isso vale também para empresas. Se sua companhia tem um grande cliente, destaque em seu site os serviços que presta para ele. Se tiver um depoimento positivo, ainda melhor.

Agora chegou a hora de mostrar que você é uma autoridade do marketing digital. Compartilhe essa postagem nas redes sociais e mostre que você sabe tudo sobre o assunto. E não esqueça de deixar seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *