Triângulo do sucesso: uma estratégia matadora
23/06/2017
O poder de segmentação do Facebook
23/06/2017
Mostrar tudo

Facebook: como gerar autoridade e reciprocidade

De acordo com o dicionário Houaiss, autoridade é “a força de personalidade de um indivíduo, ou grupo, que lhe permite exercer influência sobre pessoas, pensamentos e opiniões”, ou “especialista de reconhecido mérito em dado campo de conhecimento”. Assim, não é difícil entender por que é importante gerar autoridade para sua página no Facebook. Ser visto como uma “autoridade” aumentará muito seus engajamentos e conversões nas redes sociais. Mas como se tornar uma autoridade? Veja nossas dicas e se prepare para um salto no número de seguidores.

  1. Identifique seu público

O primeiro passo para gerar autoridade é saber claramente a quem se destina a sua fanpage. Se a sua página representa a sua marca, então ela deve ser direcionada ao seu público consumidor. Entretanto é importante estar atento à diferença entre público-alvo e persona.

O público-alvo é um amplo número de pessoas que podem estar interessadas em seu produto. Por exemplo, se a sua empresa vende carros, o público pode ser “homens e mulheres de 18 a 65 anos que vivem em cidades com mais de um milhão de habitantes”.

Já a sua persona é bem mais específica. Algo como “mulher de 35 anos, mãe solteira, que precisa de um carro para levar filhos pequenos para a escola”. O conteúdo de sua página do Facebook deve ser feito pensando em personas, não em público-alvo.

  1. Produza conteúdo de alta qualidade

Agora que você já sabe para quem falar, é hora de definir o que falar e como. Escolha uma persona e produza conteúdo voltado para ela. Lembre-se da jornada de consumidor: 80% dos seus consumidores estão no topo (fase de descoberta) e no meio (fase de interesse) do funil, então 80% do seu conteúdo deve ser informativo ou de apelo emocional, e não de vendas.

Evite ainda fazer postagens com o objetivo principal de atrair seguidores. Isso raramente dá certo. Seu foco deve ser o de passar informações educativas e relevantes. O aumento no número de seguidores é uma consequência.

Se você postar diariamente vídeos fofinhos de cachorrinhos e gatinhos, atrairá muitos seguidores, mas não atrairá seu consumidor. Para gerar conversão, você precisa atrair o público certo, com o conteúdo correto.

  1. Compartilhe seu conteúdo para gerar autoridade

No início pode ser difícil obter engajamentos para sua fanpage. Não desanime. Faça a divulgação do seu conteúdo em grupos do Facebook e peça para amigos curtirem sua página. Assista abaixo ao vídeo onde eu falo mais sobre isso:

Use seu cadastro de clientes para identificar seus perfis nas redes sociais e convidá-los para sua página.

Sobre os grupos, você pode participar de vários simultaneamente. Mais uma vez usando o exemplo de uma marca de carros, há várias possibilidades de conteúdo e de persona. Se uma persona gosta de filmes de corrida, produza conteúdos que se relacionem com os filmes (abordando, por exemplo, as marcas utilizadas nos filmes de James Bond, destacando informações que se relacionem ao seu negócio) e compartilhe-os em grupos correlatos.

Se a outra persona é mãe solteira, compartilhe, em grupos de mães, dicas de como transformar a ida para a escola, dentro do carro, em um passeio agradável para as crianças e seus responsáveis.

Ao fornecer informações que ajudam as personas a resolverem problemas do dia a dia, sua marca estará se firmando como uma autoridade. Isso significa que, no momento da compra, a primeira marca que virá à cabeça do consumidor será a sua. Aproveite a oportunidade.

Para não perder minhas dicas de como aumentar sua presença nas redes sociais, siga-me no Facebook.

Os comentários estão encerrados.