O 1º email marketing pode destruir sua reputação

Você investe no seu negócio?
31/05/2017
Posicionamento de mercado: sua empresa tem um?
01/06/2017
Mostrar tudo

O 1º email marketing pode destruir sua reputação

O email marketing, que já foi a “ovelha negra” do marketing digital, ressurgiu com força total há alguns anos. Após sofrer durante anos com as más práticas como o spam e o envio indiscriminado, o email marketing voltou a ser uma importantíssima ferramenta de marketing, capaz de gerar vendas e conversões como nenhuma outra ferramenta digital.

Emails causam mais impactos que postagens em redes sociais, já que têm um senso de urgência que não é possível de obter com outras ferramentas. Postagens em redes sociais se perdem em meio às centenas de postagens que aparecem no feed de notícias do usuário. O email, não. É uma ferramenta que faz parte de nossas vidas e, ao recebê-lo, nós quase sempre paramos para ler o assunto.

Dessa forma é importantíssimo que sua empresa utilize o email marketing para conquistar potenciais compradores e fidelizar clientes. Mas atenção! O email marketing é uma ferramenta extremamente sensível, onde os detalhes fazem toda a diferença. Por isso o seu primeiro correio eletrônico é fundamental para o futuro de sua estratégia de marketing digital. Ele pode tanto dar início a uma nova relação com seu cliente, como também pode arruinar a reputação. E tem um item que, por si só, diferencia um email marketing interessante, do email marketing que irá para a lixeira. Sabe qual é?

Importância do mailing list para o email marketing

O item mais importante para fazer um email marketing é o “mailing list”, ou lista de email. Nunca, jamais, sob nenhuma hipótese compre listas prontas de e-mails. Você estará jogando dinheiro fora e, ainda por cima, vai manchar a reputação de sua empresa, enviando mensagens indesejáveis para quem não tem o menor interesse em comprar seu produto.

Seus e-mails devem ser enviados apenas para aquelas pessoas que querem ouvir o que você tem para falar. Mas como obter esse contato? Simples. Ofereça algo em troca do endereço de email.

Como obter emails válidos

O produto, no caso do marketing digital, é um conteúdo interessante, relevante e informativo. Sua empresa pode criar, por exemplo, uma landing page oferecendo um ebook. Se você tem um restaurante, pode disponibilizar um livro de receitas. Para baixar o livro o visitante cadastra seu email. Pronto. Você agora tem o contato de alguém que se interessa pelo que você tem a dizer e estará disposto a ler seus e-mails.

Agora que você já tem uma audiência disposta a te ouvir, não “dê bolo” neles. Não adianta ter os e-mails se você não utilizá-los. Além de ser improdutivo, é frustrante para o potencial cliente. Eu mesmo já passei por isso e fiquei com uma má impressão. Saiba mais nesse vídeo abaixo (e aproveite para ver outras dicas sobre email marketing).

Lembre-se sempre de utilizar um tom amigável nos seus email, para gerar empatia entre você e os potenciais clientes. Alerte ainda o leitor sobre a possibilidade do email ser erroneamente enviado para o spam. Uma dica é que esse aviso apareça logo após o visitante da landing page cadastrar o email.

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de colocar, ao final do email, uma “chamada para ação”, uma frase pedindo para que o leitor realize algo, como acessar seu site ou seguir sua marca nas redes sociais.

Você já mandou seu primeiro email marketing? Quais foram os resultados? Me conte nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *